sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Çairé: Ritos, Belezas e encantos.


 Por:Suzane Lima

 O Çairé é uma festa que acontece há mais de 300 anos, na qual contempla o religioso e o profano sendo que o religioso é a verdadeira essência da festa, que retrata o significado de cada personagem.
 O profano representa alegria, diversão da festa, encontrada nas danças folclóricas, representada pelas agremiações, (boto Tucuxi e boto Cor de Rosa), uma disputa que envolve encantos, belezas e sedução.
A festa todos os anos atrai milhares de pessoas de vários lugares do mundo, levando o nome de Alter do Chão e divulgando a nossa cultura e tradição.
  O Çairé acontece durante cinco dias do mês de Setembro. É um período que Alter do Chão paralisa para a festa, é o momento em que os comunitários trabalham com vendas em barracas, alugam casas e vendem seu artesanato.
  No dia 21, início da festa deste ano, algumas escolas entre Antônio de Sousa Pedroso e universidades vieram prestigiar a festa do Çairé com o percusso do barracão até a praia do cajueiro em busca do mastro.
Ao chegar a praça do Çairé ocorreu a abertura oficial da festa, que as mordomas e os mordomos enfeitaram os mastros, sendo que os mastros dos homens foi levantado primeiro, depois teve a benção dos mastros pelo capitão.     Para finalizar a abertura do Çairé houve um café da manhã para todas as pessoas que estavam presentes, durante os cinco dias a noite houve um rito religioso, danças folclóricas e shows musicais com bandas regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário